Terça-feira, 29 de Agosto de 2006

Porquê Despertar-Belas? Quem somos?

Uma saudação especial a todos os habitantes de Belas, Vila ou Freguesia

Belas, terra adormecida com o decorrer dos anos. Quase selva de betão que enterrou ou vai enterrando todo um passado histórico cada vez mais esquecido. O que existe de facto em Belas de Belas? Freguesia enteada de um concelho adormecido fechado onde "nada se cria..., nada se aproveita..., tudo se perde".

Despertar, foi nome de jornal regional, existente em Belas no princípio do século XX, cooptámos o seu nome, em homenagem a tudo o que esta Vila/Freguesia, já teve!... e já perdeu!... Somos um grupo de cidadãos e cidadãs, profundos conhecedores da realidade de Belas, (Vila ou Freguesia) que pretende criar neste espaço uma tribuna de debate, onde as opiniões de cada um, serão, tudo o faremos, encaminhadas para as entidades que em nossa òptica possam resolver ou esclarecer os problemas/dúvidas apresentadas.

Pensamos ir ajustando este Blog, de acordo com as opiniões/sugestões recebidas.

A tribuna está aberta à participação de TODOS.

 

Participe.

Assuntos:
Publicado por despertar-belas às 11:22
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
13 comentários:
De UmPedacinhoDeMiM a 8 de Julho de 2009 às 17:18
Olá a todos, encontrei este blog por acaso...Penso ir viver para Belas, mas gostaria de saber como se vive aí!Quais os melhores sitios para viver em belas?!SE há muita confusão?!Quais as zonas calmas...etc...
Obrigado
De despertar-belas a 18 de Julho de 2009 às 23:13
Também para a sua participação, vão os nossos agradecimentos.
Belas, a Freguesia de Belas, tem uma localização privilegiada, para habitar.
Acontece que os gestores autárquicos da Freguesia nos últimos 20 anos, e da Câmara de Sintra nos 35 anos que nos separam do 25 de Abril, ainda não entenderam as potencialidades desta Freguesia
Mais preocupados com a caça ao voto no eixo ferroviário Queluz / Sintra, votaram ao esquecimento uma zona que tendo sido rural/urbano hoje pouco tem de rural.
O poder central e local, deveria ter tido as atenções mais viradas para a criação de melhores condições de vida para quem, faz da Freguesia de Belas o seu local de residência habitual.
Condições naturais, históricas, ambientais (por não ser zona poluída), tem-nas.
Equipamentos de apoio social, saúde, ensino, desportivo etc, são os grandes óbices desta Freguesia, nada que, com trabalho, determinação, confiança e honestidade, não consigamos ultrapassar.
Esperemos que seja mais um(a), a lutar pela criação de melhores condições de vida em Belas.
Belas vale a pena.
Quanto a aconselhamento para o local de habitação, depende muito, do gosto pelo tipo de habitação, disponibilidade económica, inserção ou não em ambiente específico, enfim, um sem número de condições que só uma visita atenta à freguesia permitirá avaliar.
Pensamos de futuro contá-lo(a), como consultor(a) do blog, continue com as perguntas que entender como válidas, para a identificação da Freguesia.
Estaremos ao dispor para toda e qualquer tipo de informação local.
De belassite a 8 de Junho de 2009 às 19:02
PARABENS
DE FACTO HA MUITO PARA FAZER EM BELAS
VEJA-SE A ESTRADA DE LIGACAO A QUELUZ
EQUIPAMENTOS DESPORTIVOS E UMA MIRAGEM


JA AGORA O PORQUE DAS OBRAS JUNTO A SEDE DA FREGUESIA
QUANDO A COISAS MAIS PRIORITARIAS A FAZER

De despertar-belas a 18 de Julho de 2009 às 23:10
Agradecemos a sua intervenção neste blog.
É vergonhosa a situação com que nos defrontamos quando analisamos a EN 117, no seu troço Pendão / Belas.
Mais vergonhoso é o oportunismo, de quem, tendo sido maioria no executivo durante 16 anos, nunca se preocupou com a situação, e agora por manifesta hipocrisia eleitoralista, vem arrogar-se, em defensor de uma causa, com a qual, enquanto pôde, nunca se preocupou.
Endereçamos a sua atenção para a “tag”, que neste blog aborda a o assunto.
Comungamos a sua frustração quando constata a falta de equipamentos desportivos, assim como de equipamento de apoio social, de saúde, de ensino, de segurança etc. É de facto uma tristeza, tanto maior quando equacionamos os equipamentos existentes um pouco por todo o concelho e a sua nula existência em Belas.
Alguém tem culpa nesta situação, 20 anos de gestões amorfas, incompetentes, desleixadas e descoordenadas, levam-nos a pensar que a mudança alem de necessária é possível.
Depende um pouco de todos nós.
Quanto às obras no jardim 25 de Abril (junto à sede da freguesia), pensamos que, sem ser necessariamente uma obra prioritária, a sua execução, sem estragar o enquadramento ambiental prevalecente, nem interferir muito com o próprio jardim, permite em certa medida um reordenamento no parqueamento do trânsito automóvel. Não sendo enfim uma obra prioritária, não nos parece, de facto, ser uma obra “chocante”.
De JORGE FRESCO a 2 de Junho de 2009 às 23:20
EXTRAORDINÁRIO !!! ESPECTACULAR !!! PARA ALEM DE SER UM ESPAÇO DE DIALOGO E TAMBÉM UM GRITO PELA IDENTIDADE DE UMA TERRA CUJO O SEU PASSADO TEM SIDO PROPOSITADAMENTE ESQUECIDO POR ARAUTOS QUE TEM EMBALADO AS GENTES DESTA TERRA . NEM TODOS TEM SIDO EMBALAGEM NO CANTO DA SEREIA. LÁ DIZ O POETA A C O R D A I !!
HOMENS QUE DORMIS ...!!! LEVANTAI A CABEÇA OLHAR EM FRENTE !! .
TEMOS REUNIR FORÇAS PARA LEVAR EM FRENTE UM PROPÓSITO COM TODO O DIREITO QUE TEM ESTA TERRA . QUE POR SER LIBERAL PAGOU CARO A SUA ATITUDE. DE UM CONCELHO IMPORTANTE AO LONGO DOS TEMPOS PASSOU A FREGUESIA E VILA.
A TERMINAR TEMOS QUE CORTAR AS GRILHETAS QUE NOS APERTAM E ESTRANGULAM JÁ E TEMPO DE SERMOS ALGUÉM COM UM GRANDE ( A ).
EM FRENTE !!.
De carlos potes a 27 de Maio de 2009 às 10:34
Onde estão os espaços verdes limpos, os parques infantis, os polidesportivos entre outros locais onde os nossos filhos possam brincar?
Espero que este blog traga até nós os melhores motivos para se poder viver em BELAS, e que os nossos governantes não se esqueçam de nós como até aqui, pois de promessas já nós estamos fartos.
Temos que nos unir para melhorar a qualidade de vida em BELAS
De despertar-belas a 18 de Julho de 2009 às 23:07
Com as devidas desculpas pelo atraso, não deixaremos contudo de dar resposta às questões colocadas.
É certamente uma das primeiras perguntas que se espera de quem observa com um mínimo de pormenor a vida em Belas.
Esta Freguesia com todas as condições para ter parques e jardins verdes e bonitos, se preservados, conservados e limpos, acaba por ser um exemplo pela negativa.
Espaços verdes existem, (poucos para as necessidades e para as potencialidades da Freguesia), os que existem, estão na generalidade mal conservados.
Excluindo o parque em frente à sede da Junta de Freguesia, e mesmo esse, deixa bastante a desejar, em termos de conservação e limpeza, tudo o resto é pouco mais que abandono.
Samaritana, traz consigo um grave problema com o sistema de rega.
Fonteireira, faz que anda mas não anda, é o abandono total.
Barota, ainda que em posse do empreiteiro, tem sistema de rega montado, mas o abandono é confrangedor, são as situações mais evidentes, mas o abandono de parques e jardins é comum à maioria dos espaços verdes na freguesia. (são 20 anos de quase total abandono).
Polidesportivo, é uma pretensão antiga da população da Freguesia de Belas.
Falta de empenho dos executivos que têm passado pela Junta, leva a que Belas, seja hoje, em termos de equipamento social e desportivo, a freguesia mais atrasado do concelho de Sintra.
Quanto a Parques Infantis, é uma vergonha.
Tala, Venda Seca, viram simplesmente os parques infantis eliminados e o espaço onde existiram ao abandono.
Na Idanha (Zona Centro), um parque construído pelos moradores, destruído por dos executivos (1993/1997), tem hoje um aspecto sujo, degradado e os “brinquedos”, com evidente falta de conservação.
Um “escorrega”, que era recuperável em meia dúzia de horas, está hoje a apodrecer dentro de um terreno supostamente da Junta, na Serra da Silveira.
Caricato, é o que se passa com o equipamento para um parque infantil na Samaritana.
Doado à Junta por uma firma de material desportivo, o equipamento, foi transportado para Belas, por uma outra firma a quem a Junta segundo apuramos deve cerca de 200.000,00 €.
Pois bem, esse equipamento, em vez de estar no local devido, encontra-se “armazenado” há mais de um ano, nas instalações da empresa que fez o transporte.
De JORGE FRESCO a 26 de Maio de 2009 às 14:38
E O DESPERTAR OU ACORDAR DE UMA REGIÃO QUE FOI E ESPERO QUE VENHA SER IMPORTANTE (NO PASSADO FOI UM IMPORTANTE CONCELHO AS PORTAS DE LISBOA ) ACTUALMENTE E UMA VILA E FREGUESIA QUE PRECISA DE A C O R D A R E D E S P E R T A R POIS MARCANDO A SUA PRESENÇA PODERÁ CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DO CONCELHO ONDE SE INGERE E EM PARTICULAR A FREGUESIA. O SEU PASSADO HISTÓRICO , O SEU PASSADO SOCIAL E POLITICO E IMPORTANTE CONHECER .
BEM HAJA ESTA INICIATIVA QUE TENHA GRANDE SUCESSO E QUE PARA ALEM DISSO SEJA ESPAÇO O DESPERTAR UM LUGAR DE DISCUSSÃO OBJECTIVA QUE POSSA CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA TERRA QUE TEM ESTADO MUITO ADORMECIDA OU TALVEZ OUTROS INTERESSES QUEREM ESTEJA EM ESTADO LATENTE. CONSIDERO QUE ESTE ESPAÇO SEJA UM GRANDE FÓRUM .
EM FRENTE !!!
De despertar-belas a 29 de Maio de 2009 às 13:02
Para permitir a evolução e dar resposta ao sentido deste blog, é fundamental a participação de todos os que querem ver Belas, a Freguesia de Belas, como um espaço em que a qualidade de vida tenha expressão. Belas tem condições naturais, ajudem-nos a aproveitá-las.
De José Borregana a 19 de Maio de 2009 às 16:57
Olá!

Finalmente descobri um Blog para discussão de assuntos e apresentação de ideias relacionados com a Freguesia de Belas.

É preciso fazer com que se tenha prazer de viver na Freguesia Belas.

É preciso criar condições e infra-estruturas em Belas para que os jovens, e não só, não tenham que recorrer a outras Freguesias e Concelhos para se divertirem, passear e brincar ao ar livre, fazer desporto, estudar, etc.

Julgo necessário a promoção deste blog.
De despertar-belas a 20 de Maio de 2009 às 21:39
Foi essa a intensão que presidiu à criação deste Blog, vamos ver se desta vez, com maior divulgação, "pega"
De despertar-belas a 17 de Maio de 2009 às 13:10
Ideia oportuna, já que existem poucas hipóteses de expor as nossas razões para defender Belas, em breve voltarei ao 0ntacto já com ideias firmadas sobre alguns temas que gostaria de ver esclarecidos
De despertar-belas a 15 de Fevereiro de 2009 às 10:33
Teste ao funcionamento do blog

Comentar post

Vila de Belas

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Posts recentes

QUEM CALA CONSENTE - ESCL...

UMA GROSSEIRA ILEGALIDADE

GOLPE PALACIANO NA ASSEMB...

ANTA DA PEDRA DOS MOUROS ...

EM DEFESA DO PATRIMÓNIO H...

ENCERRAMENTO DE ESCOLAS N...

MANIFESTOS

Marcha pela Dignidade - 2...

CDU Belas alerta para o p...

EN117 - Visita ao Traçado...

Arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Agosto 2006

Assuntos

todas as tags

Mapas da Freguesia

Belas - Informações Úteis
Belas - Património

Contacte-nos

Envie os seus textos e/ou imagens referentes à Freguesia de Belas para: Despertar Belas

Visitantes

Contador de acessos