Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009

Fernando Grave - Perfil do Candidato

Fernando GraveFernando Grave, o candidato C D U, à Presidência da Junta de Freguesia de Belas, vila onde nasceu, reside na Idanha.

É um profundo conhecedor da realidade e dos problemas que envolve a Freguesia, mas, conhecedor também das soluções para os resolver.

Desde sempre ligado ao movimento associativo, foi, Presidente da Direcção do Grupo Bandolinistas 22 de Maio, da Creche Popular da Idanha, (onde foi, posteriormente, Presidente da Assembleia Geral), da Associação de Moradores da Idanha, e dos Bombeiros Voluntários de Belas.

No âmbito desportivo, foi, no INATEL, praticante de várias modalidades desportivas, como: Andebol, Basquetebol, Voleibol, Atletismo e Ténis, no Clube Desportivo de Belas, jogou Futebol, modalidade da qual possui a carteira profissional de treinador.

Em termos autárquicos, foi eleito vogal na Assembleia de Freguesia de Belas, em 1990/93, 1993/97 e 1997/2001, e Presidente da Assembleia de Freguesia em 1996.

Actualmente é: Presidente da Assembleia Geral da Associação de Moradores da Idanha, do Grupo Bandolinistas 22 de Maio e da União de Reformados e Pensionistas Idosos da Freguesia de Belas (URPIB).

Membro do actual executivo da Junta de Freguesia de Belas, com responsabilidade directa em pelouros como: Associativismo, Mercado, Integração multirracial e Cemitério, onde, apesar de várias contrariedades e reduzido apoio da maioria no executivo, tem desenvolvido um trabalho considerado bastante positivo por parte significativa da população da Freguesia.

Publicado por despertar-belas às 09:59
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De José Ramos a 10 de Setembro de 2009 às 01:01
Destaca-se no perfil do sr. Fernando Grave, que "é um profundo conhecedor da realidade e dos problemas que envolve a Freguesia, mas conhecedor também das soluções para os resolver"!
Se em relação à primeira parte, não contesto e até acredito que conheça muito bem a realidade, já relativamente à segunda parte daquela afirmação, permita-me duvidar, pelas razões que passo expor.
Na verdade, o candidato da CDU conhece bem a realidade da urbanização de Massamá Norte, dos problemas, das necessidades e dos anseios dos moradores.
Enquanto membro da Junta, conhece sobejamente o que faz falta em Massamá Norte, até porque participou em reuniões e Assembleias de Freguesia onde os problemas foram abordados e onde foram assumidos compromissos que nunca foram cumpridos.
"Desde sempre ligado ao movimento associativo" como destaca no seu perfil, e tendo o pelouro do associativismo no actual executivo, o sr. Fernando Grave sabe que tem a obrigação redobrada de cumprir ou fazer cumprir os compromissos assumidos pela Junta, de lutar com determinação para que os problemas na urbanização de Massamá Norte fossem resolvidos. Sempre se esconderam no jogo do empurra entre a Câmara e o urbanizador e... pura e simplesmente nada fizeram nestes anos todos!
Como se pode ter confiança numa junta de freguesia que, por exemplo, prometeu apoio para a realização há mais de 3 anos de um desfile de carnaval pelo agrupamento escolar do 1º ciclo e até agora...nada?!
Como se pode ter confiança numa junta de freguesia que prometeu apoios para dinamizar social, desportiva e culturalmente a urbanização de Massamá Norte...e até agora, nada?! Será que 1 hora de ginástica aos domingos é suficiente para lançar poeira para os olhos dos moradores?! Claro que não!!!
O candidato da CDU, como aliás todos os restantes partidos e coligações com representação no executivo e na assembleia de freguesia, conhecem de facto a realidade de Massamá Norte, mas soluções. projectos, apoios reais...nada!
É evidente que em 11 de Outubro, a sabedoria popular saberá (passe o pleonasmo!!) dar a resposta. E os moradores de Massamá Norte não esquecem!

Com cumprimentos.

José Ramos
Membro da Associação de Moradores de Massamá Norte- AAMANO
De despertar-belas a 15 de Setembro de 2009 às 20:00
Como resposta ao Sr. José Ramos, pela intervenção no blogue despertar-belas , solicitámos ao candidato que apoiamos uma réplica ao questionado, e o candidato disse:

Exmo. Sr. José Ramos.

Solicitado pelo blogue que apoia a minha candidatura à Presidência da Junta de Freguesia de Belas, tenho o maior prazer em responder ou no mínimo justificar as mais que justificadas criticas que faz ao executivo ao qual pertenço, em nome da CDU.
Como refere, conheço muito bem toda a freguesia de Belas, e os seus problemas, assim como reforço a ideia de que conheço muito bem as soluções para os resolver.
Conheço como diz, a realidade da urbanização Massamá Norte / Barota .
Para além de ter estado presente nas Assembleias de Freguesia em que a direcção da AAMANO , se apresentou, estive também em 16 de Fevereiro de 2006, numa reunião que o executivo, por iniciativa da CDU, detentora do pelouro, fez com todo o movimento associativo da freguesia, onde foi analisado um inquérito, entregue aos representantes desse mesmo movimento associativo.
Nessa reunião, foram propostas as bases para a criação de um movimento integrante do maior número possível de associações com sede na freguesia de Belas.
Ao inquérito, responderam a maior parte das associações contactadas, estavam criadas, condições para o avanço do proposto.
Surpreendentemente o presidente do executivo, movido sei lá porque razões, apesar de na altura ter sido convidado por todas as associações, recusou visitar as respectivas sedes sociais, e mais do que isso, retirou-me poderes de representatividade, para reconhecer "in loco”, a realidade dessas mesmas associações, perante esta obstrução, o movimento abortou.
Não tive conhecimento em termos de reunião de executivo, como não tive de tantas outras coisas, da falta de participação da junta no desfile de carnaval.
Acompanhei o desespero que constituiu a entrevista de dirigentes da AAMANO , Srs , Raul Conceição, Adelino Ramos e Dª Amélia Santos, no JR Sintra, referente ao período de 29 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2008, onde era visível a dificuldade de identificação com a freguesia de Belas, apontando na altura as razões que na sua opinião assistem aos moradores e a vontade de que o espaço geográfico passasse para a freguesia de Massamá.
Nesta entrevista eram também identificadas as gravíssimas carências de equipamento implantável no maravilhoso espaço verde que existe na urbanização.
A C M Sintra, (departamento de urbanismo), já na altura dizia que a recepção da urbanização estaria numa fase quase final e tanto poderia demorar um como dois anos.
Não contou, diziam na altura com o apoio da junta de freguesia de Belas.
Também a presença simbólica da delegação da junta, mereceu críticas.
Em declarações posteriores o presidente da junta, expressou o seu desacordo com o esquartejamento da freguesia, e assumiu a intenção de “construir uma ciclovia e destinar uma parte ao desporto e à recuperação do parque infantil”.
Tenho também conhecimento da nota informativa emitida para AAMANO em 28 de Novembro de 2008, onde era visível a esperança depositada no presidente da C M Sintra, depois de promessas avulso, feitas em reunião com os representantes dos moradores.
De tudo o prometido, apenas me parece ter havido alguma evolução na desmatagem dos espaços verdes, de resto, parece-me que infelizmente, está tudo na mesma.
Sinto e comungo naturalmente a vossa frustração enquanto moradores.
Como deve ter entendido pelo que deixei escrito, estou, estamos, está a CDU, bastante atenta ao que se passa em Massamá Norte / Barota .
Também estou bastante frustrado por ter participado num executivo que não conseguiu dar sequência a muitas das necessidades da população da freguesia de Belas.
Participei em pelouros perfeitamente definidos, e nesses estarei no mínimo satisfeito pelo trabalho desenvolvido, estando no entanto convencido de que muito mais poderia ter feito se para tal tivesse tido o mínimo apoio da maioria no executivo, particularmente do presidente e do secretário.
Um, o presidente por manifesta incapacidade, outro, o secretário, mais empenhado em travar as nossas iniciativas que propriamente dar sequência aos pelouros sob sua responsabilidade.
De despertar-belas a 15 de Setembro de 2009 às 20:01
A CDU, tem de facto, propostas para melhorar as condições de vida na Barota / Massamá Norte e para requalificação das potencialidades que tem a autentica jóia ambiental e de lazer, que é o espaço verde existente.
Fomos, ao longo dos tempos, ouvindo os moradores, fomos visitando os espaços e não é difícil apontar as prioridades, tais como:
Insistir junto da C M Sintra na resolução do “contencioso” com o urbanizador , a fim de dar sequência à instalação de equipamentos sociais, cumprindo o previsto no alvará de loteamento.
Colaborar com os moradores na exigência da construção de um espaço multiusos e um pavilhão polidesportivo, necessidades prementes para apoiar e incentivar à prática cultural e desportiva a juventude residente.
Requalificação de todo o Parque Central, com a reconstrução do Parque Infantil e reactivação do percurso aquático existente e promover a recuperação e conservação contínua dos espaços verdes.
Reordenamento do trânsito e do estacionamento automóvel no interior do Perímetro Habitacional.
Sinalização rodoviária e identificação toponímica actualizada.
Actualização do traçado dos pontos de atravessamento das ruas (passadeiras).
Recuperação / conservação constante de passeios e calçadas e outras zonas de utilização pública.
Dentro das exigências generalizadas para a Freguesia da construção de um Centro de Saúde digno, de uma Escola C + S, e de uma esquadra da Polícia.
Insistir junto dos órgãos de tutela, na criação de condições para preservar a segurança de pessoas e bens.
Controle e rigorosa defesa da higiene, limpeza e protecção ambiental de Massamá Norte / Barota , através de:
Fornecimento, manutenção e recolha constante do conteúdo de papeleiras a instalar no Parque Central.
Instalação de vidrões e recipientes similares para recolha de resíduos sólidos.
Reforço de contentores de recolha de lixo comum.
Relacionado com a actividade da restauração, providenciar a instalação de equipamento suficiente para recolha de óleos.
Limitar espaços, criar condições e sensibilizar os proprietários, para a necessidade de evitar a proliferação, um pouco por todo o complexo, de dejectos de canídeos.
Criar condições para após audição permitir aos moradores a definição da sua vontade quanto à área geográfica onde pretendem ser inseridos e respeitar a sua expressa vontade.
Reduzir a inclinação nas vias interiores de circulação das cadeiras de rodas.
Criar no amplo espaço verde vias para caminhada e ciclovias, recintos para a iniciação e prática de desportos tipo ginástica, voleibol, badmington e paredes de escalada, Skates etc.
Criar condições para a instalação de um circuito de ensino das novas práticas de condução.
Resolver a situação da travessia de peões de uma forma mais acessível e segura, que a utilização da ponte que atravessa a Rua Salgueiro Maia.
Muitas das propostas, não passarão, obviamente, apenas pela vontade da junta de freguesia na sua resolução.
A freguesia de Belas, tem no seu todo, problemas muito vastos, cuja resolução passará certamente pela honestidade, vontade e determinação que nós CDU, usamos como lema para atingir os nossos objectivos, quer directamente, quer junto dos poderes de tutela, da Câmara Municipal de Sintra e da Assembleia da Republica.
Costumamos cumprir com o que prometemos.
Pelo descrito ficará necessariamente com a convicção de que o candidato CDU, conhece bem o chão que pisa.

Penso ter esclarecido algumas dúvidas do Sr. José Ramos, os nossos contactos com a população não estão encerrados, pelo contrário, eles serão sempre o pólo aglutinador das nossas propostas, tentámos sem êxito e em devido tempo, contactar a AAMANO .

Há sempre tempo, pelo que deixo aqui, expressamente, o convite, para a possibilidade de um esclarecimento e aprofundamento das sugestões feitas pela CDU, sempre e quando a AAMANO entender, bastando para isso que nos contacte (este contacto poderá ser efectuado directamente à minha pessoa ou via email: despertar.belas@gmail.com ).

Ficamos a aguardar as vossas prezadas notícias.
De VVSantos a 27 de Agosto de 2009 às 19:51
Como é do conhecimento geral, numas eleições autárquicas, vota-se na pessoa, no candidato cujo perfil e trabalho melhor se adequa às necessidades da freguesia. Pois bem, como moradora há 35 anos nesta freguesia, independentemente da opção partidária, apoio este senhor. Espero sinceramente que ganhe as eleições, que não se acomode ao poder, mas que o ponha em prática melhorando a qualidade de vida dos fregueses.
De cmmp a 16 de Setembro de 2009 às 11:16
É assim que se deve pensar, pois com candidatos que os outros partidos apresentam só podemos votar com pessoas que se dediquem aos problemas da freguesia para que esses mesmos sejam resolvidos, já que a nossa freguesia se encontra esquecida pelos os eleitos locais (freguesia) como também pelos eleitos camarários que se dedicam mais aos problemas do Benfica ou de outro clube qualquer!!!!

VOTEM TODOS CDU para que Belas seja uma vila com VIDA e com condições para VIVER melhor!!! Os outros só prometem a CDU O QUE DIZ FAZER FAZ!!!

Comentar post

Vila de Belas

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Posts recentes

QUEM CALA CONSENTE - ESCL...

UMA GROSSEIRA ILEGALIDADE

GOLPE PALACIANO NA ASSEMB...

ANTA DA PEDRA DOS MOUROS ...

EM DEFESA DO PATRIMÓNIO H...

ENCERRAMENTO DE ESCOLAS N...

MANIFESTOS

Marcha pela Dignidade - 2...

CDU Belas alerta para o p...

EN117 - Visita ao Traçado...

Arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Agosto 2006

Assuntos

todas as tags

Mapas da Freguesia

Belas - Informações Úteis
Belas - Património

Contacte-nos

Envie os seus textos e/ou imagens referentes à Freguesia de Belas para: Despertar Belas

Visitantes

Contador de acessos