Terça-feira, 30 de Junho de 2009

Democracia (falta dela), ou a forma como se “Elege” uma “Segunda Escolha”.

Decorreu na passada 5ª feira, dia 25 de Junho de 2009, uma sessão de Assembleia de Freguesia (AF), com uma frequência de cerca de 30 pessoas, o que não admira, já que a sua divulgação, como é infelizmente normal, foi feita tardiamente e mesmo assim, mal feita.

Com uma mal ordenada “Ordem de Trabalhos”, confusa e pouco motivadora a sessão de AF valeu pelo esclarecimento da forma como decorreu a eleição do candidato PS, à Junta de Freguesia de Belas, para as próximas eleições autárquicas.

Segundo um elemento da bancada PS, Carlos Chamusca (CC), teriam havido eleições para o “cabeça de lista” à Junta de Freguesia.

Sendo concorrentes CC e Guilherme Dias (GD).

CC ganhou a votação por maioria absoluta, em acto eleitoral, em que votaram os militantes PS da Freguesia de Belas.

Alguém da estrutura PS, achou por bem voltar a sufragar, mas desta vez incluindo as duas Freguesias (Belas e Casal de Cambra).

Neste acto eleitoral, CC voltou a vencer, ainda que por maioria relativa.

Para seu espanto, disse CC, o primeiro lugar da lista foi entregue a GD.

É um assunto interno do PS, como tal, internamente tem de ser resolvido.

A sua exposição pública e a forma com foi feita, deixa no entanto vasto campo de análise acerca da consistência e da consideração que esta estrutura, (não) tem pelos seus militantes, facto que necessariamente se reflecte no respeito que já provou, não ter pela população da Freguesia de Belas.

Em termos de democracia é um mau exemplo.

Em termos de respeito pelos militantes uma afronta.

Assuntos:
Publicado por despertar-belas às 14:15
Link do post | Adicionar aos favoritos
De Paulo Sérgio Oliveira a 30 de Junho de 2009 às 23:04
Admito que desconhecia que a vila de Belas, já teve uma característica informativa e cultural como o "O Despertar de Belas".

Em sequência do desconhecimento, apraz-me reflectir sobre as verdadeiras intenções deste blog, uma nova forma de comunicação, como na altura foi o DB (informar, criar, divulgar), mas com uma grande diferença, demais evidente.

A evidência é a intenção politica "invisível", um conceito medíocre, velho e desactualizado, para beneficio próprio e pouco claro.

Mas até acertaram no problema da nossa vila... o protagonismo egocêntrico de sempre os mesmos e pouco espaço para os jovens, aqueles que tem nas suas mãos, o futuro.

Com o devido respeito por todos, ao analisarmos os potenciais candidatos dos vários partidos, para "liderarem" os nossos destinos na freguesia, temos que nos preocupar. São de facto pessoas da terra, conhecedores da mesma, mas sempre os mesmos... a comunidade precisa de acreditar em novos rostos, em novas ideias, em novas estratégias.

Desejo que nestas palavras não interpretem politiquices... mas se isso acontecer, basta pensarmos: no actual executivo, existe várias vertentes politicas, sendo estas "donas" de vários pelouros. Ao analisarmos cada um, percebemos que todos eles, sem excepção, não ajudaram na sua área, a desenvolver Belas nas suas variadíssimas valências...

O meu desejo é que os jovens desta vila possam ter no futuro uma palavra a dizer no comando das estratégias, criando um novo espírito para que Belas, seja uma referência para nos orgulharmos dela, com as suas virtudes e defeitos.

Também desejo que algumas das instituições que tem promovido a vila, na área do desporto, na educação, na cultura e na prevenção e que só são lembradas pelos partidos politicos em determinados momentos do ano, possam ter força e querer para não estarem dependentes dos decidores politicos locais e nacionais.

Uma ultima palavra para o administrador deste blog (num blog, volto a afirmar, tendencioso) não deveriam ter o cuidado de não usar símbolos de entidades, sem a autorização das mesmas, pondo em causa, a sua imparcialidade e relações institucionais?

Um bem-haja para todos...

De despertar-belas a 1 de Julho de 2009 às 02:09
Sr. Paulo Sérgio Oliveira.

O nosso grato reconhecimento pela sua participação no blog despertar-belas .

Pelo que é dito no editorial, este, é uma tribuna de debate, aberta a toda e qualquer opinião, tendente a esclarecer dúvidas, apoiar sugestões e aceitar criticas, nomeadamente, se construtivas, como parece ser sua intenção.

Temos naturalmente um objectivo em mente, defender os verdadeiros interesses desta Freguesia, por demais esquecida pelo poder politico local, municipal e central.

São 20 anos de completo marasmo.

O nosso apoio explícito a uma candidatura, respeitando embora a adjectivação por si utilizada, foge um bocado à sua pessoal interpretação.

Admitimos, que o nosso desejo de informar, pudesse ter levado há leviandade de utilizar símbolos de uma forma, que uma visão, distorcida das nossas intenções, possam ser aceites como criticáveis.

Há uma certa injustiça, na análise que faz à actividade das várias vertentes politicas, donas (expressão sua), de vários pelouros, no executivo em exercício.

Uma olhadela, para o site da Junta de Freguesia de Belas, uma análise à distribuição dos pelouros e às actividades desenvolvidas, poderá esclarecerá algumas dúvidas.

Respondendo ao seu desejo/sugestão, podemos informar, que a juventude, segundo julgamos saber, será uma característica, da lista da candidatura que apoiamos.

Sabemos do valioso serviço, que tem prestado à comunidade, através do projecto “Pezudo de Belas”, como habitantes de Belas, só temos de louvar a iniciativa.

Sabemo-lo possuidor de boas intenções para a Freguesia, venha até nós, as suas ideias os seus conselhos as suas sugestões serão bem vindas.

Participe no nosso blog, dê-nos sugestões.

Esperamos por si!...
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Vila de Belas

Mais sobre mim

Pesquisar neste blog

 

Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

Posts recentes

QUEM CALA CONSENTE - ESCL...

UMA GROSSEIRA ILEGALIDADE

GOLPE PALACIANO NA ASSEMB...

ANTA DA PEDRA DOS MOUROS ...

EM DEFESA DO PATRIMÓNIO H...

ENCERRAMENTO DE ESCOLAS N...

MANIFESTOS

Marcha pela Dignidade - 2...

CDU Belas alerta para o p...

EN117 - Visita ao Traçado...

Arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Julho 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Agosto 2006

Assuntos

todas as tags

Mapas da Freguesia

Belas - Informações Úteis
Belas - Património

Contacte-nos

Envie os seus textos e/ou imagens referentes à Freguesia de Belas para: Despertar Belas

Visitantes

Contador de acessos